Evento promove debate sobre desenvolvimento urbano em Salvador

Zezéu Ribeiro
JBO

 

Os avanços obtidos na área de desenvolvimento urbano e habitação em todo o Brasil, na última década, será o tema central do debate O Direito à Cidade nos 10 Anos de Governo do PT, que acontece no dia 7 de março (quinta), às 19h, no salão de eventos do Hotel Portobello, em Salvador. O evento, que é uma iniciativa do mandato do deputado federal Zezéu Ribeiro (PT-BA), acontece em virtude das comemorações de uma década de governos petistas à frente do Palácio do Planalto. Além de Zezéu, participam do debate o secretário de Planejamento da Bahia, José Sérgio Gabrielli, e o presidente da Fundação Perseu Abramo, o economista Marcio Pochmann.

No seminário, temas como a criação do Ministério das Cidades e do Estatuto das Cidades, políticas de desenvolvimento urbano, programas do governo federal como o Minha Casa, Minha Vida e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serão abordados, lembrando as contribuições dessas ações para a ampliação do direito à moradia e à consequente melhoria de vida de cidadãos das classes menos favorecidas no Brasil.

Anfitrião do evento, Zezéu irá destacar as contribuições do Estatuto da Metrópole, projeto em que é relator, tendo como desafio compatibilizar projetos de gestão pública nas regiões metropolitanas e pretende regulamentar a gestão de serviços e políticas públicas intermunicipais. Já o secretário de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, irá focar sua fala nas políticas nas ações de desenvolvimento urbano na Bahia e a contribuição da secretaria para esses avanços. Completando o ciclo de palestras, Marcio Pochmann fará um balanço sobre as melhorias para o setor durante os governos do PT, em todo o Brasil.

Palestrantes:

Marcio Pochmann é economista e professor da Unicamp, sendo autor de mais de 40 livros sobre economia, desenvolvimento e políticas públicas. Pochmann foi secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura de São Paulo (2001-2004), presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2007-2012), consultor de instituições nacionais (DIEESE, FIESP, SEBRAE, MTE) e internacionais (OIT, BID, UNICEF). Hoje, dirige a Fundação Perseu Abramo, cujo objetivo é contribuir para a educação e qualificação da ação política dos filiados do PT, do povo trabalhador e da cultura socialista democrática do Brasil, articulando e fomentando processos de elaboração intelectual e criação cultural no campo progressista.

José Sérgio Gabrielli também é economista, com doutorado pela Universidade de Boston. É secretário de Planejamento do Estado da Bahia, desde março de 2012, e membro não executivo do Conselho de Administração do Itaúsa S.A e da petrolífera portuguesa Galp. Foi o presidente mais longevo da Petrobras (2005-2012), participando de vários processos decisórios nas áreas de finanças, gestão, planejamento, controle e liderança estratégica do grupo. Já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais e ficou entre os 30 CEO mais respeitados do mundo pelo The Wall Street Journal, por dois anos consecutivos.

Zezéu Ribeiro (PT-BA) é arquiteto, ex-secretário de Planejamento da Bahia, ex-vereador por três legislaturas e está em seu terceiro mandato como deputado federal. Zezéu foi presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia entre 1995 e 1999 e membro do Diretório Nacional entre 2001 e 2003. Também já foi membro do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). É autor da Lei de Assistência para Moradia de Interesse Social. Na Câmara dos Deputados, é membro da Comissão de Viação e Transportes, vice-presidente da comissão mista que analisa a MP do Plano Brasil Maior, além de possuir papel de destaque na Bancada do PT do Nordeste.